Oi meninas, hoje estive no Senac de São José dos Campos e participei de um "Bate papo com a Coordenadora de Pós-Graduação do Curso de Negócios de Moda e Colunista da What If Magazine Patrícia Santana e o estilista Alexandre Herchcovitch"... E trouxe pra vocês um pouquinho do nosso bate papo, confiram..
Alexandre vendo sua mãe trabalhar em casa como costureira, se inspirou, aprendeu com ela o corte, a modelar, a montar, a costurar e assim fez a sua 1º peça para ele.
Alexandre começou se especializando em Artes Plásticas, cursou técnico de Fotografia, Desenho de observação, e tudo isso serviu como base na Faculdade Santa Marcelina e logo no ano seguinte que concluiu a faculdade, abriu a sua 1º loja e ai deslanchou com uma das marcas mais conceituadas. Alexandre começou fazendo peças para amigos e com dedicação e determinação surgiu grandes idéias e coleções.
Alexandre Herchcovitch responde...
- Como vê a estruturação na questão moda?
No show room, desfiles a 20 anos atrás não se tinha grupos concentrados formadores de opiniões, fotógrafos. Hoje, se fala em desfile e já tem todo esse acesso, está muito mais ao alcance das pessoas. Basta muita dedicação e conceito.
- Como você vê a importação?
Sempre soube que a marca Alexandre Herchcovitch poderia ser consumida, então, não ficou difícil exportar, a marca está em Nova York, Londres e Japão (Japão que é o maior mercado na sua opinião).
- A exposição Pública?
O estilista está muito exposto na mídia, antes não era visível, e tem opinião muito forte.
Frase: "É preciso entender o estilista, para consumir o que ele faz".
- Modelo de marca?
As grandes marcas estão mais acessíveis, agora as pessoas tem melhor acesso no mercado, mesmo tendo menor poder aquisitivo.
Hoje, á produtos bons para designers no mundo inteiro a qualquer preço.
- A marca Alexandre Herchcovitch?
A marca Alexandre Herchcovitch foi vendida a 5 anos atrás, hoje eu cumpro as metas estabelecidas pelos donos, tenho poder de opinião da marca e produto, tudo é avaliado por mim antes de ir par ao mercado, mas não tomo decisões no Marketing.
- Saudade?
Trabalhava em família, saí da região de conforto e segurança para expandir, crescer, hoje trabalhamos em equipe e tudo na base de critérios, regras, agora uma formação de uma opinião melhor.
- Projetos e Licenciamento?
Tenho uma equipe de 8 pessoas, e trabalhamos juntos, hoje são 25 contratos, em torno de 1500 produtos por ano, e antes de ir para o mercado eu avalio e aprovo tudo.
- Desenvolvimento da coleção?
Para o desenvolvimento da coleção me baseio em seguir as características, é um processo de produto a cada 6 meses na nova estação para ser consumida.
A coleção sai do menos para mais, o último desfile o tema eram flores, e assim surgiu a idéia de como expressar flores nas passarelas.
10 meses antes se começa a coleção, tive a idéia de mostrar a forma de uma flor na silhueta feminina, e surge novas idéias, em temas, tecidos, estampas, cores. O principal é expressar nas passarelas o tema, mas não somente roupas de desfile e sim também roupas comercializadas.
- É preciso se adequar ao cliente?
Tem várias coleções, outros produtos e consegui atingir todos os públicos, mas é preciso estudar muito, pesquisar os consumidores, faixa de valores, onde irá divulgar e muito mais..
- Exterior..
Eu olho tudo e tenho interesse em arquitetura, culinária, coisas comuns, isso também causa uma influência no meu produto final.
- Portal Pesquisa / Tendência..
Não sigo "Miro de tendência", não crio observando o que já foi feito na moda, observo o dia-a-dia e daí que surge minhas inspirações.
- Já trabalhou com Zump / Rosa Chá..
Para uma produção é preciso entender o consumidor da marca, histórico, e não é complicado, tudo se é estudado, tem que tomar cuidado para não repetir o histórico de outras marcar.
- Peças conceituais..
O tema do último desfile era flores, e nas passarelas a idéia era demonstrar a delicadeza, tendo visão clara, tinha 31 looks, 60 peças com nomenclaturas conceituais, e é preciso saber posicionar no que é a marca para saber qual produto será vendido.
- Retrô na coleção..
Sempre vejo em brechós várias peças, e analiso cada detalhe, a estrutura da peça, e várias características que foi se perdendo com o tempo, é raro o trabalho manual. Isso faz parte de várias idéias.
- Museu Metropolitan em Nova York
O vestido de Latex foi o escolhido, toda exposição tem um curador, para este museu foram escolhidas peças com matéria prima selvagem, couro, borrachas, e este vestido de Latex foi um deles.
Esse é um pouquinho do papo com Alexandre Herchcovitch
Bom meninas, postei aqui um vídeo Outono Inverno 2013 - Fashion Rio com Alexandre Herchcovitch
Espero que tenham gostado meninas .. bjo bjo
Aiii eu tbm iaa rs
ResponderExcluirMas me esquecii hahaha
Ai Bruna não acreditooo!! Nós poderíamos ter conversado, trocado várias dicas .. :( .. Mas, não vai faltar oportunidade .. bjo bjo
ResponderExcluir